Retrospectiva 2024: Um ano de muita luta e conquistas

2024 foi marcado por diversas ações significativas do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), que trabalhou incansavelmente para defender os interesses dos seus associados e fortalecer a perícia criminal no estado. Obtivemos vitórias importantes em duas ações coletivas: a primeira garantiu a interrupção dos descontos em folha para o pagamento do IAMSPE aos servidores que solicitaram. A segunda ação vitoriosa foi a interrupção do pagamento do Imposto de Renda sobre o auxílio-alimentação.
Em um esforço para fortalecer a perícia criminal em âmbito nacional, o SINPCRESP realizou viagens a Brasília buscando apoio parlamentar para a aprovação da PEC 76/2019, uma proposta fundamental para a nossa profissão.
Denúncias e investigações
Denúncias recebidas sobre violações de locais de crime por outros agentes de segurança pública e de assédio moral e sexual foram levadas ao Ministério Público, que iniciou ações para investigar esses casos.“Não basta receber as denúncias e oficiar o governo, é preciso reunir condições para que as denúncias sejam investigadas pelo Ministério Público. E foi isso que o sindicato fez em 2024 e continuará fazendo em 2025”, comenta Bruno Lazzari, presidente do Sindicato.
Para embasar as investigações sobre moral e sexual, o Sindicato realizou uma pesquisa inédita com as peritas criminais. Os relatos colhidos durante a pesquisa estão sendo investigados a fundo pelo Ministério Público (MP) e pela Corregedoria.
Durante o ano, o sindicato também realizou visitas técnicas a diversos núcleos e equipes, incluindo Registro, Santos, Guarujá e Franco da Rocha, acompanhamentos fundamentais para entender as demandas locais e melhorar as condições de trabalho em todas as regiões do estado.
Novos tempos
Neste ano o sindicato também modernizou seu processo de filiação, facilitando a adesão de novos membros, e criou um canal de denúncias anônimas, permitindo que denúncias possam ser feitas de forma segura e confidencial.
O sindicato também investiu na divulgação da atividade pericial, aumentando sua presença em redes sociais para conscientizar e educar a população leiga sobre a importância do trabalho pericial. "Essa estratégia foi fundamental não apenas para aumentar a visibilidade dos peritos, mas também para promover uma maior compreensão pública sobre as complexidades da categoria e o valor do trabalho realizado por esses servidores'', complementa o presidente do sindicato, Bruno Lazzari.
O SINPCRESP segue comprometido com suas metas para o próximo ano, visando sempre melhorar as condições de trabalho e defender os direitos dos peritos criminais.
Contem conosco!