SPTC anuncia novos investimentos durante celebração do 26º aniversário


O presidente e o secretário geral do SINPCRESP, Eduardo Becker e Ivan Candeias, participaram, na sexta-feira, da cerimônia de comemoração do 26º aniversário da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) de São Paulo.
Durante o evento, o Superintendente da SPTC, Claudinei Salomão, traçou um paralelo entre o crescimento da Polícia Técnico-Científica, "Irmã Caçula das Polícias de São Paulo", e a trajetória de uma pessoa, desde a infância até a maturidade.

Em sua fala, Salomão relembrou os desafios enfrentados pela instituição, desde os primeiros passos, as dificuldades, aprendizados e vitórias, até se tornar a maior polícia científica da América Latina, com cerca de 4 milhões de peças examinadas anualmente, mais de 160 equipes periciais e aproximadamente 4 mil servidores em todo o estado de São Paulo.

O superintendente falou sobre o reconhecimento da SPTC como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e ressaltou outras vitórias da instituição. “Temos ótimos resultados que beiram os 80% de méritos positivos no programa de busca de pessoas desaparecidas. A grandiosidade dos números só é realmente importante se traduzir o serviço e a valorização à pessoa humana, que é ao mesmo tempo nosso cliente e nosso patrão. O atendimento humanizado evita a revitimização, por meio de acolhimento digno, individualizado e humano. Cito como exemplo o premiado do programa Bem Me Quer, foca no atendimento de vítimas de violência sexual”, comentou.

Investimentos
Durante a sua fala, Salomão destacou os investimentos que a SPTC está fazendo para integrar, no mesmo prédio, todas as unidades do Instituto de Criminalística ao Instituto Médico Legal (IML) de suas respectivas cidades. O objetivo é ressaltar a unidade institucional da Polícia Técnico-Científica.

Até o final do ano, explica o superintendente, serão entregues as obras de três núcleos no interior (São José do Rio Preto, Bauru e Santos) e em abril será entregue, na Capital, a obra de ampliação e a reforma do Núcleo de Balística.

Presenças ilustres
O evento, marcado por homenagens e reconhecimentos, contou com a presença de importantes figuras da segurança pública e Justiça do Estado de São Paulo. Dentre os presentes, destacaram-se o Delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian; o Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Cássio Araújo de Freitas; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal) , Daniela Moysés da Silveira; o delegado de Polícia e Diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), Caetano Paulo Filho; a Diretora da Acadepol, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz e o General Brigadeiro Eduardo Rodrigues Schneider, representante do Comando do Exército.

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, enfatiza a importância do trabalho e comprometimento de todos para que a Polícia Técnico-Científica de São Paulo seja considerada a maior da América Latina. “Os resultados alcançados pela instituição são resultado de um trabalho árduo por parte dos servidores, que se dedicam dia e noite para garantir que a Justiça seja feita e a segurança seja reforçada. Sem eles, as conquistas não seriam possíveis”, completa Becker.

 

 

Compartilhe: