SINPCRESP identifica aumento do déficit de servidores e pede novo concurso


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) encaminhou, no início de agosto (CLIQUE AQUI para ler a notícia), um novo ofício ao Secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, General João Camilo Pires de Campos, solicitando a abertura de concurso público para a carreira de perito criminal e demais carreiras da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC).

Desde 2020 o SINPCRESP vem alertando para a cada vez maior defasagem de servidores. Há casos de deficit gravíssimo, como o dos técnicos de laboratório em que efetivo atual é de apenas 39% do quadro (CLIQUE AQUI para ler notícia à época do pedido feito).

Em 2020, o superintendente da SPTC informou, por meio do despacho SPTC-DES-202012332A, que metade das carreiras da instituição já trabalhava com efetivo abaixo do mínimo aceitável. A estimativa foi baseada em um trabalho do Grupo de Estudo instituído pela Portaria SPTC-150. “O Sindicato vem acompanhando o déficit de profissionais ano a ano e reiteradamente solicita à SSP e à SPTC a recomposição dos quadros. No ofício enviado em agosto, constatamos que a defasagem, que já era grande em 2020, aumentou em 2021. A falta de servidores provoca sobrecarga dos profissionais que estão na ativa, e isso prejudica a qualidade do atendimento à população”, afirma Becker.

No último ofício encaminhado à SSP, o SINPCRESP informa a tabela de defasagem das carreiras e reforça a urgência em realizar concurso público para o preenchimento dessas vagas.

O presidente do SINPCRESP informa que, em relação à carreira de perito criminal, em 2021 houve 46 aposentadorias e até 30 de junho de 2022, outras 25 baixas, o que agrava ainda mais o problema. “Em 12 de fevereiro de 2020 tínhamos uma defasagem de 260 peritos criminais. Somadas as aposentadorias de 2021 e 2022, o número chegou a 331 servidores a menos que o necessário. Os números mostram que, ano a ano, a defasagem só aumenta. Hoje é de 20% do quadro, número quatro vezes maior do que registrado em 2019”, completa Becker (CLIQUE AQUI para ler o ofício encaminhado à SSP).

Posteriormente o presidente do Sinpcresp solicitou apoio ao direitor do DAP (CLIQUE AQUI para ler a notícia) e ao Superitendente da SPTC (CLIQUE AQUI para ler o ofício) para na solicitação da abertura de concurso público para as carreiras de servidores da SPTC.


Confira o deficit por carreira na SPTC 

Perito Criminal: 20%
Técnico de Laboratório: 61%
Médico Legista: 40%
Fotógrafo Técnico-Pericial: 28%
Desenhista Técnico-Pericial: 25%
Atendente de Necrotério: 30%
Auxiliar de Necropsia: 25%

CLIQUE AQUI para ver a publicação no Diário Oficial do Estado de SP do déficit em 31/12/2021.

Compartilhe: