SINPCRESP cobra realização de concursos à SSP
O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, e o secretário de finanças, Rodney Ramos, se reuniram, nesta quarta-feira (3/8) com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos, para apresentar demandas da categoria.
A principal pauta do encontro foi a necessidade de abertura de concursos para as carreiras da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC). O secretário informou que há concursos abertos, como o da carreira de médico legista, e afirmou que o ofício apresentado pelo Sinpcresp solicitando a abertura de concursos colabora com os expedientes existente sobre o assunto.
Em ofício entregue nesta quarta, o Sindicato lembra que, em 2020, o superintendente da SPTC já havia alertado que, na ocasião, metade das carreiras da SPTC operava com efetivo abaixo do recomendável.
No documento, o SINCPRESP ressalta que, em 2020, o quadro de vacâncias, em algumas carreiras, chegava a 55,5%, ou seja, mais da metade do efetivo. O Sindicato apresentou dados sobre as vacâncias em 2021, mostrando um deficit de até 61% em algumas carreiras. Ou seja, a defasagem sobe ano a ano. “Em 2021, havia 260 vagas de peritos abertas. Este ano, o número já subiu para 331 vagas, um déficit de quase 20%, um número cinco vezes maior que o de 2019. Diante desse cenário, solicitamos a abertura de concursos em caráter de urgência pois a tendência é que a defasagem aumente e os trabalhos e serviços prestados à população sejam prejudicados”, comenta Becker.
O secretário disse que os dados apresentados no ofício são conhecidos e que o governo “estuda a viabilidade de quando realizar os concursos”.
Investimentos
O secretário afirmou que foram feitos investimentos na SPTC para aquisição de equipamentos, construção e reforma das unidades. Segundo ele, as edificações que se encontram em construção possuem projetos com espaços adequados para atender melhor tanto as necessidades do IC e do IML, quanto para ofertarem melhores condições de trabalho aos servidores, permitindo um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades e de atendimento ao público.
Elogios
Durante o encontro, o secretário elogiou a realização do XXVI Congresso Nacional de Criminalística, em Campinas, e o classificou como um “excelente evento com alto conteúdo técnico e científico”.
SP Sem Papel
Outra pauta do encontro foi a normatização do sistema SP Sem Papel, uma vez que há relatos de que alguns órgãos vinculados à SSP não estão utilizando o sistema, apesar da obrigatoriedade imposta pela legislação. “Essa situação acaba por acarretar em retrabalho por parte dos servidores da SPTC, uma vez que, para que haja o efetivo recebimento dos expedientes iniciados e encaminhados pelo sistema SP Sem Papel, os servidores acabam fazendo o encaminhamento do expediente por e-mail e fisicamente”, completa Becker.