SINPCRESP pede abertura de concurso para perito criminal


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) protocolou, nesta segunda-feira (15), um ofício à Secretaria da Segurança Pública Estadual (SSP-SP) solicitando a abertura de concurso para perito criminal.

De acordo com um levantamento preliminar feito pela entidade, existem aproximadamente 91 vagas abertas para a carreira. A pesquisa contou com dados divulgados no dia 30/04/2020 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, referente à situação dos cargos vagos em 31/12/2019, do qual 70 são de peritos criminais de 3ª classe.

O relatório também aponta que, entre janeiro e maio deste ano, foram publicadas 20 aposentadorias e uma exoneração, totalizando 91 vagas abertas. Estima-se que 87 peritos estão aguardando a publicação da aposentadoria e, por esse motivo, não estão desempenhando suas atribuições.

O sindicato avalia que haverá, nos próximos meses, pelo menos 178 cargos vagos, prejudicando a execução de atividades essenciais da Polícia Técnico-Científica por falta de pessoal.

O pedido considera que a função de perito criminal é uma atividade de extrema importância e essencial e tem como base a Lei Complementar 173/2020 inciso IV, que permite a realização de concurso para reposição de cargos efetivos ou vitalícios que estão vagos.

Compartilhe: