Janeiro Branco: dicas para cuidar da sua saúde mental


Começo de ano é, historicamente, um período em que as pessoas traçam metas e refletem sobre as suas vidas. Por isso este mês foi escolhido para a campanha Janeiro Branco, que completa 10 anos com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde mental. O tema deste ano é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”.

A ciência já comprovou que nosso equilíbrio emocional influencia diretamente nossa saúde física: quando a saúde mental é negligenciada, quadros de estresse, ansiedade e depressão podem contribuir para doenças cardiovasculares, distúrbios do sono e comprometimento do sistema imunológico.

Estigma
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de país mais ansioso do mundo e o quinto em número de depressivos. Apesar de o problema ser generalizado, a saúde mental ainda é um estigma na nossa sociedade, mas nunca é tarde para começar a cuidar da sua saúde!

Se você está passando por momentos de dificuldade, estresse, ansiedade, noites mal dormidas, dificuldades para se concentrar, alteração de apetite, lentidão ou agitação mental ou tristeza recorrente, procure ajuda de um profissional de saúde.

Prevenção e cuidados diários
Alguns hábitos, como alimentação balanceada, rotina de sono adequada e prática de atividade física frequente, são essenciais para o equilíbrio emocional e psicológico. Outros cuidados podem ser adotados, confira alguns deles:

1. Autocuidado: Reserve um tempo diariamente para cuidar de si mesmo: uma caminhada, uma leitura ou qualquer atividade que lhe traga alegria.
2. Fale sobre seus sentimentos: Compartilhe suas preocupações e alegrias com amigos, familiares e profissionais. A terapia é fundamental para a saúde.
3. Estabeleça limites saudáveis: Saiba dizer "não" quando necessário. Defina limites claros para o trabalho e compromissos sociais, respeite o seu tempo e espaço.
4. Mantenha uma rotina equilibrada: Estabeleça uma rotina que inclua tempo para o trabalho, descanso, alimentação saudável e atividade física.
5. Desconecte-se das redes: Reduza o tempo nas redes sociais e estabeleça períodos sem o uso de dispositivos eletrônicos.
6. Relaxar é preciso: Explore métodos de relaxamento, como meditação e respiração profunda. Essas práticas têm o poder de acalmar a mente e reduzir o estresse.
Lembre-se: sua saúde mental é uma prioridade que merece atenção constante. Nunca é tarde para começar a se cuidar!

Compartilhe: