SINPCRESP solicita apoio ao deputado Cel. Nishikawa para reposição de vagas na Polícia Científica
O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, se reuniu com o deputado Coronel Nishikawa nesta quarta-feira, 15 de maio, e representantes da Comissão de Candidatos Aprovados para o Concurso de Perito Criminal (PC01/2013) para pleitear a reposição de todas as vagas existentes no quadro da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, em especial as de perito criminal.
Além da reposição total dos quadros, Becker solicitou que o deputado encaminhame à Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) e à Delegacia Geral de Polícia um pedido para que seja feita a publicação dos candidatos a serem nomeados na liberação dada pelo governador para o preenchimento de 449 cargos com os concursos ainda em andamento da Polícia Científica.
No dia 27 de abril, foi publicado no Diário Oficial despacho do governador João Doria autorizando a SSP a adotar todas as providências para a nomeação dos 449 candidatos aprovados nos concursos. Até o momento, essa nomeação não foi feita.
Dessas 449 vagas, 240 são para peritos criminais; 128 para fototógrafos técnicos periciais; 51 para médicos legistas e 30 desenhistas técnicos periciais.
A medida é importante para amenizar a falta de peritos na Polícia Científica, que tem hoje cerca de 20% do seu quadro vago. Para suprir esse déficit, é necessário contratar 310 profissionais.
A Policia tem, ainda, um déficit de 255 médicos legistas; 182 fotógrafos técnicos periciais; 40 desenhistas técnicos periciais; 56 auxiliares de necropsia e139 atendentes de necrotério.