SINPCRESP reivindica nomeação de concursados na Alesp


O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Bruno Lazzari, levou para os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a reivindicação pela nomeação dos candidatos aprovados no Concurso para Perito Criminal de 2023. Em sua fala, durante o Encontro de Entidades de Classe das Polícias para debater a Campanha Salarial de 2025, realizado na noite desta quarta-feira na Alesp, Lazzari falou sobre a situação dos aprovados em concursos que aguardam nomeação, alguns desde 2023. "Hoje, nós temos aprovados de todas as carreiras, peritos criminais, delegados de polícia, médicos legistas, já aptos a serem nomeados. E, por questões burocráticas, porque eu sei que a Academia de Polícia hoje comporta esses profissionais, eles não foram chamados", criticou.

O presidente do SINPCRESP sugeriu que o adiamento das nomeações pode ter motivações políticas, considerando a proximidade do período eleitoral. "Estamos no ano da maldade, o ano que vem é o ano das eleições. Então, esse ano eles seguram tudo para, obviamente, ajudá-los nas campanhas", concluiu.

O encontro na ALESP evidenciou que, além da defasagem de policiais e da necessidade de nomeação dos aprovados, a questão salarial e a saúde mental dos profissionais de segurança pública. Na avaliação do presidente do SINPCRESP, cuidar da saúde mental dos policiais deve entrar urgentemente na agenda de prioridades do governo estadual, sob risco de comprometer ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população paulista.

Na semana passada, o Sindicato enviou ofícios ao secretário Guilherme Derrite e à Diretora da Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, solicitando informações sobre a nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos vagos na carreira de Perito Criminal (PC 1/2023). Leia mais aqui

Compartilhe: