SINPCRESP participa de audiência com secretário de Segurança e deputada Márcia Lia na SSP
Nesta quarta-feira (28), o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, participou de uma audiência com a deputada estadual Márcia Lia na Secretaria da Segurança Pública do Estado para apresentar a situação em que se encontra a Polícia Técnico-Científica no Estado. Também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Raquel Kobashi Gallinati; o presidente e o secretário da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Gustavo Mesquita e Fernando David de Melo; Delwek Matheus, da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); e os vereadores de Bebedouro, Luiz Carlos de Freitas e Nascer José Abdala.
Eduardo Becker iniciou a reunião e apresentou um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indica diversas medidas a serem adotadas pelo Governo para melhorar a gestão de recursos e modernização da Polícia Técnico-Científica. Foram citados problemas estruturais e ambientais, falta de segurança patrimonial e a necessidade de aquisição e modernização de equipamentos para uso pericial e administrativo. Além disso, o sindicato também solicitou informações sobre a reposição salarial e reajuste do auxílio-alimentação.
Ao longo da reunião, Becker disse que pediu apoio à deputada estadual Marcia Liá para auxiliar o sindicato na solução dos problemas do Instituto de Criminalística de São Carlos, que apresenta condições precárias de trabalho e possui um projeto de reforma ainda não autorizado desde 2017. O presidente relatou que a unidade sofre com a falta de equipamentos de proteção coletiva e que os próprios servidores pagaram pela instalação de alambrados para garantir a segurança patrimonial de elementos sensíveis às apurações penais.
O secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, afirmou que tem conhecimento dos problemas apresentados e que já estão sendo solucionados paulatinamente. O representante da pasta também solicitou ao sindicato o envio de um ofício para que o problema do IC de São Carlos e outras demandas sejam averiguadas e solucionadas.
Questionado sobre a defasagem de profissionais em outras carreiras da Polícia Técnico-Científica, Campos respondeu que foi autorizada a realização de novos concursos para a reposição dos cargos que ainda permanecem vagos.
Representantes dos delegados de polícia apresentaram 10 medidas de modernização da Polícia Civil e questionaram a reposição salarial, no entanto, o secretário disse que irá apresentar um posicionamento somente em outubro.
Durante a reunião, os vereadores de Bebedouro Luiz Carlos de Freitas e Nascer José Abdala solicitaram a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) na cidade. Segundo os vereadores, atualmente todos os casos de óbito são encaminhados ao IML de Barretos, gerando atrasos na liberação dos corpos e transtorno aos familiares. O general, por sua vez, esclareceu que o serviço do IML é realizado em mortes ocorridas por algum tipo de violência. Já a verificação de óbito de causas morte não violenta, a verificação não compete ao Estado e deve ser ofertada pelo município.