SINPCRESP parabeniza presidente eleito
O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) cumprimenta o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, eleito no último domingo para o mandato de 2023 – 2026. O Sindicato deseja que o presidente cumpra seu mandato com a missão de zelar pela sociedade brasileira com responsabilidade e que, mais uma vez, garanta avanços para a perícia criminal brasileira.
A categoria espera que esse novo mandato atue para promover a constitucionalização da Polícia Científica; apoie a PEC 76, que altera a Constituição Federal e inclui as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública, e avance na autonomia da Perícia Oficial de Natureza Criminal. “Historicamente, os governos do PT foram marcados por importantes avanços para os órgãos de perícia, como a Lei 12.030, de 2009, e desvinculação dos órgãos de perícia dentro do Plano Nacional de Direitos Humanos. Esperamos um governo que valorize e invista nas carreiras de segurança pública”, afirma o presidente da entidade, Eduardo Becker.
Plano de governo
Esperamos que o presidente eleito implemente as ações previstas no seu Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, cujo item 35 prevê a melhoria da qualificação técnica dos policiais por meio de estratégias como a “reformulação dos processos de seleção, formação e capacitação continuada, pela atualização de doutrinas e pela padronização de procedimentos operacionais”.
O plano do presidente eleito prevê ainda a modernização das carreiras, a qualificação e a autonomia dos peritos, a padronização de escalas e jornadas de trabalho e outras estratégias de implementação das diretrizes nacionais, além da promoção e defesa dos direitos humanos dos policiais. “Nós, do SINPCRESP, atuaremos para contribuir para que o plano proposto pelo presidente eleito seja cumprido. Fiscalizaremos esse processo para que a proposta seja levada a cabo. A valorização do perito criminal é fundamental para o devido processo legal”, resume Becker.