SINPCRESP intermedia solução para cancelamento de pedidos de aposentadorias


O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, se reuniu na semana passada com o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão, e com o diretor de Benefícios de Civis da SPPrev, Fernando Zanelli, para encontrar uma solução para o cancelamento dos pedidos de aposentadoria de 53 profissionais da SPTC, dentre os quais, 8 peritos criminais. “Precisamos encontrar uma solução para minimizar os transtornos causados aos servidores e garantir que seus direitos sejam respeitados. Temos casos de profissionais que aguardam desde 2020 uma resposta sobre o pedido de aposentadoria. Não é aceitável que um procedimento, que tem prazo máximo de 3 meses para ser concluído, demore 3 anos para ser finalizado”, comenta Becker.

Em meados de junho a São Paulo Previdência (SPPrev) indeferiu os pedidos de aposentadoria de diversos servidores públicos civis, incluindo 53 profissionais da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC). Entre os afetados estão 6 atendentes de necrotério, 5 auxiliares de necrópsia, 4 desenhistas técnico-pericial, 7 fotógrafos técnico-pericial, 23 médicos legistas e 8 peritos criminais.

O indeferimento está em conformidade com a Portaria SPPrev nº 25/2012 e segue determinação do Tribunal de Contas, devido à inércia na comprovação documental básica exigida. Diante do cancelamento, os servidores afetados vão precisar refazer o pedido de aposentadoria por meio de um novo requerimento e deverão retornar às suas atividades laborais.

Uma das sugestões do SINPCRESP para a melhoria é que as Unidades de Recursos Humanos da SPTC criem uma força-tarefa para que os processos de pedido de aposentadoria parados por falta de ação sejam devidamente iniciados e encaminhados à SPPrev. “Essa situação é extremamente grave porque provoca transtornos a todos os envolvidos: servidores, SPTC e a população. Sem aposentadoria, a SPTC não consegue repor os quadros vagos. Com isso, os servidores da ativa ficam sobrecarregados, o que aumenta a demora por atendimento e, consequentemente, a espera por laudos. É preciso encontrar uma solução conjunta para essa situação”, completa Becker.

Clique aqui para conferir se você está na lista dos pedidos indeferidos.

CLIQUE AQUI para ler mais notícias sobre os indeferimentos.

 

Compartilhe: