SINPCRESP é destaque na mídia comentando Caso Marielle


O posicionamento do SINPCRESP sobre como os novos desdobramentos do Caso Marielle reforçam a urgência de conferir a independência da Polícia Científica foi publicado em vários veículos de imprensa.

O crime político ocorrido em 2018 só foi elucidado seis anos depois, devido a uma série de interferências na condução da investigação. Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), ressalta que uma perícia independente tem autonomia para conduzir análises isentas e denunciar violações a procedimentos durante uma investigação, garantindo que a justiça seja feita. “Uma instituição autônoma tem a liberdade necessária, inclusive, para denunciar tentativas de ingerência na investigação por parte de outras instituições. Hoje isso não é possível porque os peritos são subordinados à Polícia Civil”, comenta Becker.

Organizações de direitos humanos destacam a importância da independência da perícia para garantir julgamentos justos e respeito aos direitos fundamentais. A votação da PEC 76/2019, que confere autonomia aos órgãos de perícia oficial do Brasil, é crucial para fortalecer o combate à criminalidade e promover a justiça no país.

Leia o material completo!

https://agora-to.com.br/caso-marielle-evidencia-a-urgencia-de-uma-pericia-criminal-independente/

Compartilhe: