SINPCRESP analisa anúncio de concurso para contratar peritos criminais
O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais dos Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, foi entrevistado pelo jornal O Liberal, de Americana, para comentar o anúncio, pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou da abertura de concurso para a contratação de 3,5 mil policiais civis e técnico-científicos.
A medida anunciada no Diário Oficial autoriza a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a abrir vagas para 1.333 escrivães, 1.250 investigadores, 552 delegados, 249 peritos criminais e 116 médicos legistas. O decreto, no entanto, não estipula prazos, já que, em período eleitoral, é vedada a realização de concursos durante um prazo anterior e posterior à eleição.
À reportagem, Eduardo Becker disse que, sem a contratação de fotógrafo técnico pericial, desenhista técnico pericial, atendente de necrotério, auxiliar de necropsia e oficial administrativo, não há como melhorar o trabalho pericial no Estado.
“Essas carreiras são auxiliares no trabalho dos peritos criminais e médico legistas. Sem a reposição há demora na expedição dos laudos, pois os trabalhos por eles realizados demoram para ser executados em decorrência do déficit hoje existente”, disse o presidente.
Segundo Becker, o Núcleo de Perícias Criminalísticas (NPC) que atende Americana, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Artur Nogueira, Cosmópolis e Monte Mor precisa de 30 peritos criminais, mas conta atualmente com apenas 23 servidores.