SINPCRESP alerta Alesp sobre redução orçamentária na Segurança Pública


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) enviou Ofício nº 081/2025 ao Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Deputado Estadual Gilmaci Santos, para manifestar preocupação com o Projeto de Lei de Orçamento Anual nº 1036/2025 (orçamento 2026).

O Sindicato acompanha as discussões do PL e notou uma redução significativa nos recursos destinados à Segurança Pública, uma inconsistência frente à crescente necessidade de combate à criminalidade no estado.

Um ponto de atenção especial é a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC). O SINPCRESP destaca a escassez de recursos prevista no projeto para investimentos, reajuste salarial de servidores e manutenção dos serviços prestados pela SPTC. Por ser um órgão técnico-científico, a SPTC precisa de ampliação anual de investimentos para manter sua atuação de excelência.

O documento ressalta a debandada de peritos criminais para outros estados, como Santa Catarina e Paraná, devido à discrepância salarial. A consequência é que São Paulo forma profissionais de excelência apenas para que se recoloquem em estados que valorizam mais seus peritos criminais.

Desta forma, o SINPCRESP solicitou à Comissão que aprofunde os estudos sobre as necessidades da Segurança Pública e, em especial, da SPTC, enfatizando que é urgente uma significativa readequação salarial na Polícia Científica no orçamento de 2026. O ofício foi assinado pelo presidente Bruno Lazzari de Lima e pelo secretário-geral Claudemir Rodrigues Dias Filho.

Compartilhe: