Número de reclamações contra IAMSPE cresceu 118,7% nos últimos 4 anos


A precariedade no atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) foi tema de uma reportagem veiculada pela Rede Globo no SP2 em 10/01. A reportagem mostrou que o número de reclamações recebidas pela Ouvidoria do IAMSPE saltou de 5.728 no primeiro semestre de 2019 para 12.528 no primeiro semestre de 2023, uma alta de 118,7%.

Entre as reclamações apresentadas na reportagem estão denúncias de demora de consultas e de pacientes oncológicos e gestantes que não conseguem agendar consultas em suas especialidades.

Essa realidade não é uma surpresa para o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), que vem denunciando o descaso do IAMSPE com os servidores há anos. O sindicato, que é membro da Comissão Consultiva Mista (CCM) do IAMSPE, tem o compromisso de encaminhar toda denúncia recebida à comissão. “Recebemos várias denúncias e repassamos para as comissões para que sejam analisadas. As reclamações mais frequentes são a falta de disponibilidade para a realização de exames de imagem e até falta de cobertura de partos”, explica o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker. (Clique aqui e leia as denúncias feitas pelo SINPCRESP: https://sinpcresp.org.br/posts/servidores-denunciam-atendimento-precario-no-iamspe)

O presidente do SINPCRESP afirma que é preciso investir no IAMSPE e diz que as deficiências decorrem da falta de investimentos. “A maior parte do custeio do IAMSPE fica com os servidores. Para se ter uma ideia, o governo destinou apenas R$ 700 milhões para todo ano de 2023. Isso precisa mudar para que o servidor tenha um atendimento digno”, observa.

Outra frente de atuação para melhorar o atendimento no IAMSPE é a Frente Parlamentar em Defesa do IAMSPE, que tem como objetivo cobrar soluções por parte do governo de São Paulo.

Para denunciar problemas no atendimento, os servidores devem entrar em contato com o SINPCRESP (e-mail sinpcresp@sinpcresp.org.br). Todas as denúncias serão encaminhadas à CCM e à Frente Parlamentar.

 

 

 

Compartilhe: