Novembro Azul: campanha alerta para cuidados com a saúde do homem
Novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Durante este mês, o Ministério da Saúde realiza campanhas para conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças.
Dados comprovam que a ação é necessária: no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Entre os fatores de risco da doença estão a genética e a idade. Manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios, alimentação equilibrada, evitar uso de álcool e tabagismo, são indicados como formas de prevenção.
Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura é por meio do diagnóstico precoce. Quando o diagnóstico é feito no estágio inicial, a probabilidade de cura é de 90%. Por isso, a campanha tem como objetivo incentivar os homens a buscarem atendimento nas unidades de saúde para a realização dos exames de prevenção.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no estado de São Paulo, 93,6% das internações ocorrem entre adultos e idosos de 55 anos ou mais. No entanto, um estudo publicado pelo Observatório Oncológico mostrou que a incidência da doença entre o público mais jovem vem crescendo. Nos últimos anos, o número de novos casos entre homens com idade entre 20 e 49 anos cresceu 5%, portanto, os cuidados com a saúde devem ocorrer em todas as faixas etárias.