Nova técnica para identificar veículos roubados
Novo método para identificar veículos roubados, desenvolvido pelo perito criminal Charles Cipriano, do Insitutuo de Criminalística do Departamento de Polícia Técnico Científica do Amazonas.
O método desenvovido pelo perito Charles foi apresentado no último dia 8 de junho, durante uma videoconferência com peritos de todos os estados brasileiros. A divulgação da técnica despertou interesse nos peritos criminais de todo o país e por tal motivo, na live do Sincpresp da quarta-feira 15/07 será com o perito cirminal amazonense Charles Cipriano.
Apesar da divulgação da técnica ter ocorrida recentemente, ela já vem sendo utilizada nos veículos recuperados pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) do Amazonas desde janeiro do ano passado e trouxe ótimos resultados, é pioneira no Brasil e pode ser aplicada em peças de motos ou carros desmanchados para detectar a qual veículo pertencia.
Em 12 operações feitas pelo departamento, foram presas cerca de 250 pessoas. A partir de equipamentos utilizados em oficinas, chaveiros e seguradoras, Cipriano adaptou as máquinas para que pudessem examinar as peças e conseguir rastrear a qual carro ou moto pertencem.
Com o conjunto de técnicas desenvolvidas pelo perito, é possível acessar o conteúdo da peça simulando o funcionamento de um carro virtual. Por causa do método, também foi possível identificar os principais pontos de desmanches de Manaus.
CLIQUE AQUI e assista reportagem sobre a técnica desenvolvida.
CLIQUE AQUI e leia matéria publicada no Infome Amazonas