IR 2023: aposentados e pensionistas podem solicitar o Informe de Rendimentos no site da SPPREV


Com o fim do prazo para a Declaração do Imposto de Renda de 2023, no dia 31 de maio, muitos servidores aposentados ou pensionistas ainda não emitiram o Informe de Rendimentos para inserir na declaração. Por este motivo, a SPPREV disponibilizou um passo a passo online para auxiliar quem ainda precisa, e sem a necessidade de se deslocar presencialmente.

No site da São Paulo Previdência (www.spprev.sp.gov.br), ao selecionar o campo ‘’Serviços Online aos Beneficiários’’, é possível acessar o Informe de Rendimentos e o demonstrativo de pagamento. Estas atividades também estão disponíveis no aplicativo da SPPREV. Dentre os serviços, é possível comunicar alteração de endereço e emitir declarações

Recadastramento SPPREV
Segundo a Portaria SPPREV nº 372, de 12-12-2022, todos os pensionistas e inativos civis e militares devem manter cadastro ativo para recebimento de quaisquer benefícios. Por conta disso, o recadastramento é obrigatório e deverá ser feito pelo próprio pensionista e aposentado civil e militar. Uma vez ao ano, no mês do seu aniversário, é necessário ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou em uma das unidades de atendimento presencial da SPPREV.

Para pensionistas universitários, o recadastramento deve ser feito semestralmente, de janeiro a julho. Já os tutelados e menores sob guarda deverão ser recadastrados pelos respectivos curadores, tutores ou guardiões.
Para realizar o processo, é preciso portar:
- Documento oficial de identificação com foto
(RG, RNE, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, Carteira de Trabalho - CTPS, Passaporte, Carteira de Reservista ou CDI - Carteira de Identificação Funcional ou Carteira de Identificação de Entidade de Classe).

Compartilhe: