Globo entrevista presidente do SINPCRESP sobre Raio-X das Forças de Segurança


O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, deu entrevista à TV Globo nesta terça-feira (27) para comentar a divulgação do "Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil", divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O estudo, que detalha a situação da perícia criminal e das demais forças de segurança em todo Brasil, mostrou que os peritos criminais de São Paulo recebem um salário abaixo da média nacional.
Durante a entrevista, Becker comentou sobre as perdas salariais que a categoria vem amargando nos últimos 10 anos. “Estudo feito pelo Ministério da Justiça em 2013 mostrou que o salário inicial do perito criminal de São Paulo correspondia a 95% da média do salário nacional. Hoje, esse índice é de 68%. Os rendimentos vêm caindo ano a ano e isso afasta o interesse dos peritos criminais pelo trabalho no Estado. Muitos saem daqui para trabalhar em outros estados que pagam melhor e isso reforça a vacância de cargo, trazendo uma série de problemas, como a demora no atendimento à população, a demora na liberação de laudos e, consequentemente, a injustiça prospera no Estado”, disse.

Segundo o presidente do SINPCRESP, a baixa remuneração não atrai candidatos para o cargo em São Paulo. "Ainda mais quando se alia a baixa a remuneração ao alto volume de trabalho, uma vez que somente em 2023 os peritos oficiais atenderam mais de 1 milhão de requisições", completa.

 

 

Compartilhe: