Data para reajuste salarial dos servidores ainda não foi definida

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, juntamente com o Secretário de Finanças do SINPCRESP, Paulo Barricelli, e o presidente da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (AMLESP), Celso Domene, se reuniram com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, nesta semana para discutir medidas de valorização da Polícia Técnico-Científica.
Durante o encontro, o secretário garantiu que o salário dos servidores da Segurança Pública será reajustado, informou que a equipe do Governo está estudando como será feito o reajuste, mas disse que não poderia informar data e alíquota porque o estudo não foi concluído. “A reunião com o Secretário da Segurança Pública nos permitiu apresentar as demandas da categoria, e teve como principal objetivo conhecer as reais intenções do governo quanto à recomposição salarial, para assim podermos apresentá-la à base. Infelizmente não foi apresentada nenhuma proposta concreta. Agora daremos continuação aos trabalhos junto à categoria, realizando assembleia geral extraordinária para saber o quais os atos que a categoria pretende adotar, já que estamos há 5 anos sem reposição salarial", avalia Becker.
O general disse que haverá novo concurso para a Polícia Técnico-Científica se houver vagas disponíveis mesmo após o aproveitamento de todos os candidatos aprovados nos concursos ainda válidos e afirmou que a SSP realiza estudos para determinar a abertura de unidades previstas no decreto de criação da SPTC. “O secretário disse que estudos para a abertura das equipes de Franco da Rocha, Itaquera e Santo Amaro devem ocorrer”, completou Becker.
O presidente da AMLESP disse que o encontro foi proveitoso e serviu para expor as reivindicações da categoria. “De nossa parte expusemos as dificuldades que enfrentamos para dar um bom atendimento à população. O secretário disse que é sim atribuição da Secretaria atender às nossas reivindicações e que elas serão atendidas ao longo do mandato do governador. Nós contamos com esse apoio”, afirma.
O Sindicato reivindicou investimentos em equipamentos e pediu para transformar a Equipe de Perícias Criminalísticas de Piracicaba em Núcleo de Perícias de Criminalísticas, assim como transformar a equipe de Perícias de Médico Legais em Núcleo.
Outra reivindicação apresentada foi a integração dos sistemas RDO com o GDL na requisição das de perícia.
Becker acrescenta que o Sindicato solicitou o encaminhamento do projeto de reestruturação da SPTC, que se encontra na SSP, para dar atendimento ao que foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado de SP, em parecer sobre as contas do governador. O órgão determinou que se providencie a elaboração de Manual de Procedimentos e Regimento Interno da SPTC, desvinculando-a integralmente da estrutura da Polícia Civil, e determina a criação Corregedoria e Conselhos próprios.