CNN publica denúncia do SINPCRESP sobre perícias ilegais feitas por Policiais Civis
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) acolheu uma denúncia feita pelo Sindicato dos Peritos Criminais (SINPCRESP), que alerta para laudos e perícias ilegais realizadas por agentes da Polícia Civil. A denúncia foi destaque em uma reportagem da CNN.
No documento, o sindicato aponta a recorrência do descumprimento do Código de Processo Penal. "Não é de hoje que esta entidade de classe vem recebendo notícias de violação de locais de crime por profissionais alheios aos quadros da Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC)", afirmou o presidente do Sinpcresp, Bruno Lazzari.
A denúncia destaca ocorrências de policiais civis passando por cima da legislação e cumprindo, ilegalmente, atribuições exclusivas da perícia. À CNN, Lazzari deu o exemplo de um papiloscopista que recolhe uma bituca de cigarro em uma cena do crime antes da chegada de um perito criminal. "Essa amostra não tem valor legal porque não foi colhida por um perito criminal", explicou.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o caso denunciado já está sendo apurado pela 4ª Corregedoria Auxiliar de Bauru e que medidas serão adotadas se constatada qualquer irregularidade nos protocolos de atuação.
O SINPCRESP continuará acompanhando de perto o andamento das investigações e espera que a justiça prevaleça, corrigindo essas irregularidades.