Audiência pública em Brasília discute o ciclo completo de polícia e a atuação da perícia


O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, e o vice presidente da ABC (Associação Brasileira de Criminalística), Alisson Fagner dos Santos Trindade, estiveram presentes na audiência pública que discutiu a implementação do ciclo completo de polícia no Brasil. O encontro aconteceu nesta terça-feira (12), em Brasília.

O presidente da ABC, Leandro Cerqueira Lima, foi um dos palestrantes e falou sobre a atuação da perícia e sua desvinculação total de outras instituições ligadas à segurança pública para ter independência financeira, administrativa e técnica ao órgão. Além disso, a medida assegura a produção de provas com total imparcialidade e livre de interferências políticas.


A audiência tem como objetivo analisar a competência legal de investigações policiais a partir do princípio do ciclo completo de polícia, que permite a todas as polícias do Brasil fazer investigação, o que hoje é competência exclusiva de algumas instituições como, por exemplo, as Polícias Civil e Federal.

Durante a audiência, o professor Roberto apresentou dados que revelam que a Polícia Civil de São Paulo só conseguiu solucionar 4% dos crimes violentos. De acordo com o levantamento, o estado possui aproximadamente um milhão de ocorrências desta natureza.

Compartilhe: