Alckmin manifesta apoio à independência da Polícia Científica
O presidente da república em exercício, Geraldo Alckmin, manifestou seu apoio à inclusão da Polícia Científica no rol dos órgãos de segurança pública durante reunião com representantes do SINPCRESP, da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de SP (FESSP-ESP) e da Força Sindical, nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Representantes das entidades apresentaram ao presidente em exercício a PEC 76/2019, que voltou a tramitar no Senado e está em análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Durante o encontro, Alckmin afirmou que entende a importância de desvincular a perícia criminal da Polícia Civil e se comprometeu em apoiar a proposta” comenta o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker.
Além de Becker, participaram da audiência o presidente da ABC, Marcos Secco; o presidente da FESSP, Lineu Mazano; a diretora jurídica da ABC, Dunya W. Spricigo; o representante do CONDPC, Claudinei Salomão, e o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
Caso a PEC seja aprovada, as Polícias Científicas de todo Brasil passariam a ser subordinadas diretamente aos Governadores dos Estados e dirigidas por perito oficial da ativa. “Durante o encontro, conversamos também sobre a criação da Lei Orgânica da Polícia Científica, que deve suceder a independência da perícia, ” completa Becker, que também é membro do Conselho de Ética da ABC.