SINPCRESP se reúne com SSP e reitera pedido de nomeações


Na tarde de ontem, o Secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, recebeu o Presidente do SINPCRESP na sede da secretaria. Participaram também da reunião o Secretário Adjunto, Sérgio Turra Sobrane, e o Secretário Geral do SINPCRESP. Entre os assuntos da pauta, mereceu destaque a defasagem do quadro pessoal da SPTC.

O SINPCRESP reiterou a urgente necessidade de nomeação dos aprovados no concurso público de 2013, ilustrando que, desde a publicação do edital, a vacância no cargo de Perito Criminal quase duplicaria o número de vagas previsto dada a morosidade. Em mais um ofício protocolado junto ao SSP, o SINPCRESP solicita o fim dos cargos vagos da carreira, com o pedido de nomeação imediata de 310 candidatos aprovados no concurso de PC-01/2013 e a nomeação dos excedentes até o preenchimento integral do número de cargos vagos da carreira de Perito Criminal.

O SSP se mostrou sensível ao déficit de pessoal da SPTC, porém mais uma vez justificou a nomeação fracionada pela falta de orçamento. Depois de muita conversa, o Secretário assinou o pedido de nomeações para as carreiras de Perito Criminal e Médico Legista, preenchendo 117 vagas nas carreiras. Após a reiteração do SINPCRESP, mencionou que pretende dar nomeação a mais 250 Peritos Criminais até agosto de 2017, com isso dando nomeação a todos os aprovados dentro do número de vagas do edital de 2013. Quando questionado sobre as mais de 300 vacâncias que permaneceriam mesmo diante desse planejamento, o SSP anunciou que já vem tratando do assunto com sua equipe e que tem ganhando espaço a ideia já aventada pelo SINPCRESP de se prorrogar a validade do concurso e nomear os excedentes até o limite das vacâncias. Com isso, o orçamento previsto para a realização de concursos neste ano, da ordem de R$ 115,5 milhões, poderia ser realocado para a remuneração dos novos Peritos Criminais nomeados. Em estimativa do SINPCRESP, o Estado gastaria cerca de R$ 34 milhões com a folha de pagamento destes novos profissionais, uma economia de mais de 70% desta verba e melhor atendimento à população.

Após assinado pelo SSP, o pedido de nomeações ainda tramita pela Secretaria de Gestão Pública e pelo Palácio dos Bandeirantes. Mas, de acordo com a previsão do SSP, as nomeações devem ser publicadas nos próximos 10 dias.

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