SINPCRESP participa de reunião no Ministério da Justiça
O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, participou, junto com representantes da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e de representantes sindicais do Maranhão, de uma reunião com o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, em Brasília, para debater questões relacionadas à perícia criminal.
No encontro, ocorrido no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi discutido o Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a pasta e a Universidade Federal Fluminense (UFF), para formar "peritos independentes", uma iniciativa que vem sendo criticada por entidades representativas dos peritos criminais. Participaram da reunião o presidente da ABC, Marcos Secco, e o presidente da APCF, Willy Hauffe.
Na avaliação do presidente do SINPCRESP, o Ministério da Justiça deve investir em uma perícia criminal independente e imparcial. Isso pode ser feito por meio de apoio à PEC 76, que prevê a independência da Polícia Científica em relação à Polícia Civil. “A independência da perícia criminal é um poderoso aliado dos Direitos Humanos. As entidades entendem, ainda, a necessidade de investimento em tecnologia e inovação nos órgãos de perícia brasileiros e de incentivo ao desenvolvimento das Ciências Forenses no Brasil”, comenta Becker.