SINPCRESP manifesta apoio aos Sindicato dos peritos criminais do RJ


SINPCRESP manifesta apoio aos Sindicato dos peritos criminais do RJ

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) expressa sua solidariedade e apoio ao Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro (SINDPERJ) diante das recentes revelações sobre a atuação do ex-chefe da Polícia Civil no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018, e dos desafios enfrentados pela categoria no exercício profissional.

Reiteramos a importância da autonomia e independência da perícia criminal, fundamentos essenciais para a garantia de uma justiça imparcial e baseada em evidências científicas. A situação relatada pelo SINDPERJ, na qual os peritos se veem como "reféns" de uma estrutura que compromete sua autonomia, é alarmante e reflete um problema estrutural no sistema de segurança pública que precisa ser urgentemente endereçado.

A vinculação da Polícia Científica à Polícia Civil, conforme criticado pelo SINDPERJ, é um entrave à eficácia e à independência do trabalho pericial e, portanto, de uma investigação isenta.

O SINPCRESP apoia a reivindicação por uma perícia oficial autônoma, dirigida e executada exclusivamente por Peritos Oficiais, livre de qualquer subordinação que possa comprometer a integridade das investigações.

Nossa solidariedade ao SINDPERJ e aos peritos criminais do Rio de Janeiro é acompanhada pelo compromisso de lutar por um sistema de perícia criminal que seja verdadeiramente independente, baseado em princípios éticos e científicos. Somente assim poderemos assegurar a justiça em nossa sociedade.

Clique aqui para ler mais

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/03/25/caso-marielle-sindicato-diz-que-peritos-sao-refens-da-policia-civil-do-rj.htm#:~:text=O%20que%20aconteceu,em%20detrimento%20da%20prova%20pericial%22

Compartilhe: