SINPCRESP fala sobre golpe dos precatórios contra servidores públicos
Pelo menos sete veículos de imprensa compartilharam o alerta que o SINPCRESP fez contra os golpes de precatórios que vêm sendo cometidos contra servidores públicos de todo país. O texto divulgado pela entidade reúne detalhes sobre como o golpe acontece e como se prevenir.
O perito criminal especializado em crimes cibernéticos e presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, explica que os criminosos usam uma engenharia social assertiva para fazer vítimas. “Esse tipo de golpe pode enganar muita gente porque utiliza números de processos reais, bem como os nomes corretos dos advogados e escritórios envolvidos nas ações judiciais, por isso, todo cuidado é pouco.”
No texto, o perito criminal dá dicas de como evitar cair no golpe. “Desconfie de mensagens inesperadas sobre pagamentos de ações judiciais, especialmente se vierem de números desconhecidos. Instituições oficiais não costumam comunicar essas informações por WhatsApp. É importante ressaltar que esse procedimento de cobrar uma taxa para liberar o pagamento da ação simplesmente não existe”, completa o especialista em crime cibernético.
Outra dica do SINPCRESP é cuidar da privacidade dos seus dados e não compartilhar informações pessoais ou financeiras por WhatsApp. “Não clique em links enviados que prometem mais informações sobre precatórios ou qualquer tipo de pagamento de benefício. Eles podem levar a sites fraudulentos projetados para roubar suas informações”, orienta o perito criminal.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem na íntegra:http://pernambucoemfoco.com.br/golpe-dos-precatorios-coloca-servidores-na-mira-do-cibercrime/