Resolução 049/2024 determina integração entre os sistemas das Polícias


Resolução SSP Nº 049/2024, publicada em 26 de agosto de 2024, dispõe sobre a implementação e ampliação gradual da integração entre os sistemas da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

A resolução visa agilizar o acionamento e a preservação de locais de crime, além de aprimorar a cadeia de custódia e o trabalho técnico-pericial, com o objetivo de fortalecer a segurança pública em nosso estado.

Serão integrados os seguintes sistemas:

* SIOPM: Sistema Operacional da Polícia Militar

* SPJ: Sistema de Polícia Judiciária da Polícia Civil

* SAEP: Sistema de Acionamento Eletrônico Pericial da Polícia Técnico-Científica

Segundo a SSP, a integração se faz necessária para otimizar o fluxo de informações e procedimentos entre as polícias, conforme constatado em estudos e testes realizados na região oeste da capital paulista. O projeto "O Tempo que Passa é a Verdade que Some" consolida essa iniciativa, com foco na qualidade da cadeia de custódia e do trabalho pericial.

A implantação do SAEP Peças já está em avançado estágio e nesta segunda-feira (21/10) foi feita uma reunião para sanar dúvidas sobre a implementação e funcionamento do SAEP Peças.

Cronograma de Implementação:

A integração será expandida gradativamente, a partir da experiência nas regiões Centro e Oeste da Capital:

* 02/09/2024: Demais regiões da Capital.

* 16/09/2024: Municípios da Baixada Santista.

* 30/09/2024: Municípios da Grande São Paulo.

* 14/10/2024: Demais municípios do Interior do Estado.

Acompanhamento e Ajustes:

* Representantes das três polícias atuarão no Centro Integrado de Operações Coordenadas (CIOC) para acompanhamento e soluções de eventuais intercorrências.

* Relatórios semanais sobre o andamento da integração, com apontamentos de intercorrências e sugestões de melhorias, serão elaborados.

* Reuniões semanais entre a Secretaria da Segurança Pública e os departamentos de tecnologia das polícias serão realizadas para acompanhamento e planejamento de otimizações.

Após o início da implementação, solicitações de perícia fora dos sistemas integrados serão vetadas, exceto em casos de inconsistência ou insuficiência, que deverão ser comunicados por e-mail.

Próximos Passos:

* Os departamentos de tecnologia das polícias devem apresentar, em até 15 dias, um cronograma para o processamento de solicitações de perícias em objetos e deslocamentos da Subfrota do IML por meio dos sistemas integrados.

* A Secretaria da Segurança Pública, em conjunto com as polícias, avaliará a necessidade de ajustes nas normas de solicitação e realização de perícias após a implementação.

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