Profissionais da EPC de Votuporanga recebem a visita do presidente do SINPCRESP


O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, esteve presente na Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC) de Votuporanga. A visita aconteceu na última quarta-feira (13).

A unidade atende a 17 municípios da região e atualmente conta com 20 funcionários, sendo 10 peritos, 5 fotógrafos, 2 desenhistas, 1 papiloscopista, 1 técnico de laboratório e 1 oficial administrativo.

O prédio é uma unidade própria, cedida pela CESP, que abriga somente o Instituto de Criminalística (IC), porém não apresenta todas as condições adequadas, sendo necessária a realização de reformas, inclusive de manutenção para pintura, aquisição de equipamentos e investimento em segurança do ambiente laboral, para assim ofertar aos servidores e demais pessoas que permanecem no interior da edificação, um ambiente menos insalubre e mais seguro. O edifício é sobradado, possui acessibilidade para os peritos, mas não conta com espaço adequado para realização de vistorias.

No local, foram tratados assuntos como a ordem de serviço 01/2019 - referente à carga horária de trabalho - aposentadorias; rebaixamento de classe quando há inativação e o não-recebimento da remuneração integral, além da necessidade da obtenção de um veículo 4x4 para a realização de perícias em lugares que exigem esse tipo de automóvel, o que é bastante comum na região.

Os profissionais também conversaram sobre a falta de normatização quanto ao conteúdo das requisições de exames. O sindicato explicou que há diversas resoluções estaduais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que tratam do assunto e que cabe aos chefes de equipes solicitarem o seu cumprimento aos órgãos que elaboram as requisições.

A questão da falta de formalização no acionamento da equipe de perícias, em que não há o encaminhamento dos devidos requerimentos, também foi abordada. Becker esclareceu que a Resolução SSP382/99 respalda toda a ação do IC na cobrança das requisições que não são encaminhadas, pois ela cita como deve ser feito tal acionamento.

visivisita epc votuporanga

Compartilhe: