Presidente do SINPCRESP pede apoio a vereadores de Casa Branca
Presidente do SINPCRESP esteve ontem (05/08/2017) em reunião na Câmara Municipal de Casa Branca para pedir apoio para a nomeação dos canditados aprovados nos concursos da SPTC. (Na foto, da esquerda para direita, vereador Alberto Zogbi, Becker e o verador Enivaldo).
O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker Tagliarini, esteve ontem reunido na Câmara Municipal de Casa Branca para solicitar apoio para a nomeação de todos os candidatos aprovados nos concursos das carreiras de Perito Criminal, Fotógrafo Técnico Pericial, Desenhista Técnico Pericial e de Oficiais Administrativos.
Durante a conversa com o vereador Enivaldo W. da Silva (Minhoka), Becker expôs que o quadro de servidores da Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC) apresenta uma grande defasagem, em torno de 40% de déficit. Tamanho déficit, talvez, seja o pior já vivenciado pelo Instituto de Criminalista-SPTC e por tal motivo solicitou apoio ao vereador no sentido de obtenção por parte da Câmara Municipal de Casa Branca uma moção ao Governador Geraldo Alkimin requerendo a nomeação de todos os candidatos aprovados nos concursos supracitados.
O Vereador Enivaldo se prontificou a apoiar a causa, expôs que vem trabalhando junto ao Governo para reabrir a EPC de Casa Branca e que conta com o apaio do Deputado Estadual Chico Sardeli, do Diretor do Núcleo de Perícias Criminalística de Campinas, o perito criminal Dr. Edivaldo Messias Barros e do perito criminal Dr. Marcos Antônio Rodrigues chefe da Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC) de São João da Boa Vista. O vereador esclareceu que a demanda é antiga, inclusive no passado Casa Branca já teve uma unidade do Insituto de Criminalística, mas que fora fechada na década de 90 do século passado.
Notícia publicada no Jornal Casa Branca.
Becker disse ao vereador que apoia a abertura da EPC de Casa Branca, assim como de diversas outras unidades, para assim melhorar o atendimento à população e à Justiça na realização das perícias e expedição dos respectivos laudos. Entretanto, avalia que não é o momento oportuno para que isso ocorra, principalmente em decorrência do crítico déficit de servidores na SPTC. Tal dédficit é ainda mais grave NPC de Campinas, ao qual a EPC de S.J. da Boa Vista pertente.
O presidente esclareceu ainda que se a abertura da EPC de Casa Branca ocorresse hoje a situação se agravaria ainda mais, pois abrir uma unidade do IC com número insuficiente de servidores (perito criminal, desenhista técnico pericial, fotógrafo técnico pericial e oficial administrativo) e sem a infraestrutura adequada (equipamentos, viaturas, reagentes para exames e de prédio contemplando toda questão de segurança à saúde dos servidores).
Em decorrência da falta de efetivo, não há como se pensar em abrir a unidade de Casa Branca neste momento sem remanejar servidores de outras unidades, o que consequentemente prejudicaria o atendimento nestas, que sofrem com a falta de recursos humanos e materiais. Foi ressaltado ainda que o remanejamento dos servidores de outras unidades trará ônus ao Estado, que se encontra atualmente em conteção de despesas e mês a mês realiza cortes nos investimentos em decorrência da falta de recursos orçamentários.
Ao final da reunião o Vereador propôs levar o pleito apresentado por Becker e aguardar a resposta da Secretaria da Segurança Pública e da SPTC sobre a viabilidade a possibilidade de se abrir a unidade de Casa Branca, pois deve-se analisar questões de ordem técnica, orçamentária, de infraestrutura e principalmente legal, pois o Decreto 42.847, de 09/02/1998, que dispõe sobre a estrutura organizacional da SPTC, não prevê a existência da EPC de Casa Branca.
Notícia publicada no Jornal Casa Branca de 26/08/2017.