Presidente do SINPCRESP participa de gravação de programa especial na TV Alesp
O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, participou, na manhã desta sexta-feira (14/06), da gravação do Especial do programa “Prestando Contas”, da TV Alesp, apresentado por Guga Mendonça. O programa, que teve como tema a “Importância do Investimento em Tecnologias para Perícia e Conhecimento Científico na Resolução de Crimes”, contou com a participação da ex-superintendente da Polícia Científica de São Paulo, Dra Norma Bonaccorso.
O presidente do SINPCRESP afirmou que, se a Polícia Técnico-Científica estiver devidamente equipada, consegue realizar laudos que são determinantes para a elucidação de crimes em um tempo muito menor do que o despendido hoje. E citou o exemplo de trenas a laser, usadas pelos peritos, por exemplo, em locais de acidente. “Essas trenas já estão ultrapassadas, outras instituições utilizam scanners 3D que em 20 segundos medem 1.000 pontos e nós ainda estamos no passado, medindo 2 pontos a cada 40 segundos. Se eu tivesse esse equipamento que já está disponível em outras instituições, poderia usar menos profissionais para fazer o levantamento de local de acidente, por exemplo”, completou. Ele destacou, ainda, que o uso de equipamentos modernos aumenta a segurança dos profissionais de perícia.
Becker falou sobre estrutura do Laboratório de DNA do IC de São Paulo. “É um exemplo a ser seguido. Temos um belíssimo laboratório que foi montado com verba da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e do governo de São Paulo. E, este ano, estamos recebendo uma verba da Senasp para inserir o perfil genético de 10 mil criminosos no banco de dados. Nós já inserimos 1.000 perfis e identificamos 11 criminosos”, disse.
O presidente do SINPCRESP falou sobre como o uso de tecnologia pode solucionar não só os crimes recentes, mas também aqueles que ficaram sem solução. “Com o banco de dados de DNA, conseguimos identificar 11 criminosos. Quantas soluções estamos dando a casos que estavam engavetados na polícia por falta de tecnologia na perícia!”, afirmou.
O presidente do SINPCRESP criticou a falta de investimentos do governo, ao longo dos anos, na compra de equipamentos para a Polícia Técnico-Científica. “A perícia traz inteligência para as investigações e para o controle do crime. Esse investimento é fundamental para a repressão à criminalidade porque a pessoa vai pensar duas vezes antes de cometer um crime se souber que pode ser identificada pela perícia”, afirmou.
Ainda segundo Becker, esse pensamento vem mudando e o novo governo já sinalizou que vai investir na compra de tecnologia para equipar a instituição. “Este ano houve uma mudança do governo, benéfica para a Polícia Científica. Nosso orçamento aumentou 40% em relação ao do ano passado. O governo atual quebrou o paradigma das gestões anteriores. Esse investimento veio para a contratação de pessoal, mas ainda falta para a compra de equipamentos. E já temos um sinal positivo do governo de que esses equipamentos serão adquiridos”, disse.
A ex-superintendente da Polícia Científica de São Paulo, Dra. Norma Bonaccorso, destacou que existem informações sobre um investimento de R$ 15 milhões para o reaparelhamento da polícia ainda em 2019. “E há perspectiva de mais R$ 5 milhões via convênio com Senasp, de outras verbas de bancada”, completou.
O “Prestando Contas” Especial foi gravado no Auditório Teotônio Vilela, uma novidade da TV Alesp, que está levando os debates para fora do estúdio. O programa será exibido em Julho. Assim que a TV Alesp informar a data, nós divulgaremos.