Perito criminal dá palestra sobre preservação do local do crime


O Perito Criminal Roberto Patella, do Instituto de Criminalística de Santos, deu uma palestra a integrantes da Força Tática de Praia Grande sobre a necessidade de preservar o local de crime e acidente até a chegada dos Peritos Criminais. O evento foi autorizado pelo comandante do 45° BPM-1, em Praia Grande, Tenente Coronel Sobral e pelo Secretário de Segurança Pública de Praia Grande, Tenente Coronel Craveiro.

O profissional, que tem mais de 30 anos de experiência, explicou que, quando ocorre um evento, seja acidental ou proposital, a perícia criminal consegue encontrar vestígios que são fundamentais para solucionar um crime e explicar a dinâmica dos fatos.

A análise correta desses vestígios é fundamental para a elucidação dos fatos, por isso a preservação do local do crime é indispensável, uma vez que esses vestígios são frágeis e podem ser alterados com a presença de terceiros. "O profissionalismo associado ao cuidado nas ações iniciais será um fator fundamental para a admissibilidade das evidências, tanto para fins judiciais como para eventuais investigações", explicou o perito criminal.

Durante a palestra, que aconteceu no teatro do Palácio das Artes, Patella disse que "o objetivo principal da preservação do local do crime é a inalteração do local, prestando suporte aos Peritos Criminais".

Compartilhe: