Outubro Rosa: precisamos falar sobre prevenção


O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo é compartilhar informações sobre a doença e, com isso, conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames e acompanhamento médico anuais para o diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama devem ser detectados este ano no Brasil, o que corresponde a cerca de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres.

Não há uma causa única para o câncer de mama: diversos fatores estão associados ao desenvolvimento da doença: envelhecimento; histórico familiar; consumo de álcool; excesso de peso; atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Mas, segundo o INCA, há formas de reduzir esses riscos: mantenha o peso corporal adequado; pratique atividade física diariamente e evite o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor contra a doença.

Sintomas
Os principais sinais e sintomas são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O câncer de mama é o tipo mais comum e o que mata mais mulheres em todo o mundo.

Clique aqui para acessar conhecer mais sobre os exames e a prevenção (https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf)

Compartilhe: