Navegue com segurança na web


A quantidade de serviços web disponíveis na Internet atualmente é enorme. Os benefícios ofertados são diversos. A facilidade na comunicação, consultas, diversão, comércio são alguns exemplos. Entretanto, quando fala-se em segurança na web a situação não é tão benéfica, pois apesar de haver recursos que garantem o sigilo na comunicação (troca) dos dados sensíveis, o que torna o comércio eletrônico (e-commerce) seguro, a maioria das pessoas não tem a mesma preocupação em suas condutas no mundo virtual, que tem ao realizar a mesma atividade no mundo real e por tal motivo se tornam alvos para os criminosos virtuais.

 hacker

 

Poucas pessoas dão atenção quando relatos de falhas de segurança de sites, sistemas operacionais,  sequestro de perfis ou dados são divulgados, e tomam as mínimas medidas de segurança. Como resultado disso tem-se que a cada ano o número de ataques cibernéticos aumenta no mundo todo. A empresa Kaspersky disponibiliza site que divulga mapa de ataques cibernéticos reais que foram detectados no mundo (https://cybermap.kaspersky.com/stats/).
 

 

Este ano ocorreu o que alguns especialistas creem ser o maior ataque cibernético em escala global. O ataque se baseava na exploração pelo vírus “WannaCry” de vulnerabilidade existente no sistema operacional Microsoft Windows, o mais utilizado mundialmente (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/05/ataque-hacker-atingiu-computadores-em-quase-100-paises-na-sexta.html). Quando do ataque, já se encontrava disponível no site da Microsoft atualização de segurança para corrigir a falha existente, a qual deveria ser baixada pelos usuários e instalada.

 Ataque do WannaCry

 

Muitos dos ataques cibernéticos são dirigidos a sites visando tirá-los do ar (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/ataques-para-tirar-sites-do-ar-no-brasil-crescem-138-em-2016.ghtml), obter os dados de seus clientes etc. Na questão quanto ao furto dos dados cadastrais o site https://haveibeenpwned.com/ informa se sua conta foi hackeada ou não.

 

Com a adoção de algumas medidas de segurança a navegação na web torna-se menos arriscada. Então, antes de fazer algo na web adote algumas condutas seguras como:

  1. mantenha seu sistema operacional atualizado;
  2. tenha instalado antivírus e atualize-o periodicamente;
  3. mantenha atualizado seu navegador;
  4. não utilize “softwares piratas”;
  5. utilize senhas seguras (são aquelas que possuem pelo menos 8 caracteres compostos de letras maiúsculas e minúsculas e números);
  6. quando utilizar acesso público à Internet (ex.: hotéis, aeroportos, shopping...) não faça login e tampouco faça operações de comércio e bancário;
  7. cuidado com spam (e-mail não solicitados) que requerem atualização de dados cadastrais;
  8. sempre acesse sites confiáveis;
  9. ao sair de site no qual foi feito login clique em “sair” (logout, logoffou equivalente);

 veja mais dicas em https://www.infowester.com/dicaseguranca.php e em https://canaltech.com.br/seguranca/previna-se-13-dicas-para-navegar-com-mais-seguranca-na-internet-12450/.

Compartilhe: