NA MÍDIA - RÁDIO GOLD - Presidente do SINPCRESP dá entrevista sobre Banco de Perfis Genéticos e falta de preservação dos locais de crime para a realização de perícia


O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, concedeu entrevista, nesta quarta-feira (04), ao programa Liberal No Ar, transmitido pela rádio Você e FM Gold. Alguns dos assuntos abordados foram o uso da tecnologia na elucidação de casos e a falta de preservação dos locais de crime para a realização de perícia.

Durante a entrevista, Becker falou sobre a implantação do Banco Nacional de Perfis Genéticos e como ele tem contribuído na elucidação de crimes. Eduardo também explicou como funciona o trabalho do perito criminal na coleta de vestígios na cena do crime; a análise do material realizada no Instituto de Criminalística; a inserção de informações Banco de Dados de Perfis Genéticos de São Paulo e a inclusão dos dados no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Questionado sobre o deficit de peritos criminais em Americana, Becker afirmou que com as nomeações realizadas pelo Governo, em breve, a região deverá receber o efetivo para completar o quadro de profissionais.

O presidente do sindicato ainda comentou sobre a importância na preservação da cena do crime e disse que em alguns casos a própria polícia que atende a ocorrência pode contaminar o local. “O Princípio de Locard na perícia diz que toda pessoa que entra no local do crime leva consigo um pouco daquele material e deixa também seus vestígios. Logo, a preservação do local é fundamental para evitar a contaminação e a perda de vestígios”, completa Eduardo Becker.

Confira a entrevista na íntegra acessando: https://bit.ly/2lYE9Oe

Compartilhe: