NA MÍDIA - RÁDIO ESPÍRITO SANTOS - PROGRAMA RONDA POLICIAL SOBRE IDENTIFICAÇÃO POR DNA
O programa Ronda Policial, da Rádio Espírito Santo, veiculou na terça-feira, 05 de fevereiro, reportagem sobre a identificação de corpos por meio de DNA, tendo como gancho a tragédia de Brumadinho. O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, foi entrevistado, ao vivo, e explicou como funciona o trabalho da perícia criminal.
Becker falou de recursos para identificação das vítimas, como a realizada por papiloscopia, arcada dentária e por radiografia e, quando esgotadas as possibilidades, a utilização do método de DNA.
“No exame de identificação por DNA, pegamos um pequeno fragmento da pessoa, pode ser da musculatura retirada ou de uma mancha de sangue, para extrairmos o DNA da vítima. Hoje, o DNA é o melhor método para identificar indivíduos, ainda mais vinculado ao banco de dados, o CODIS, que o ministro Moro comentou que quer ampliar. Nesse banco de dados, toda vítima que for encontrada terá seu DNA inserido. Os parentes que reclamarem os corpos cederão material que será inserido no banco de dados para se fazer a busca por compatibilidade. Encontrando a compatibilidade, tem-se a identificação da pessoa. É assim que é feito no processo de identificação. É o que vem ocorrendo”, explicou Becker.
Ao final da entrevista, o presidente da entidade parabenizou o governador do Estado de São Paulo, o secretário da Segurança Pública e o superintendente da Polícia Técnico-Científica pela iniciativa de enviar sete servidores da SPTC, uma das melhores do país, para colaborar com a identificação das vítimas do desastre de Brumadinho. O grupo participará da integração com as equipes de Minas Gerais, contribuindo com a expertise da Policia Técnico-Científica paulista, de grande valia para a identificação de corpos.