NA MÍDIA - Diário do Grande ABC: Procura por dados pessoais e bancários sobe 108% na pandemia


O Diário do Grande ABC publicou, em sua versão online e impressa, reportagem sobre o aumento na procura de informações pessoais e bancárias de brasileiros na dark web durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Um levantamento feito pela Refinaria de Dados (empresa especializada na coleta e análise de informações digitais) aponta que a procura por esses dados cresceu 108% entre 20 de março e 18 de maio em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de buscas diárias alcançou 19,2 milhões. Além disso, o Diário recebeu mais de 20 relatos sobre fraudes em aplicativos de celular, todas praticadas no mesmo estilo.

Em entrevista ao veículo, o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, destacou que aplicativos e redes sociais são os mais comuns de ter os dados violados. “Para identificar os crimes temos duas metodologias. Uma manual, quando o indivíduo faz a denúncia; outra é a utilização de robôs que fazem buscas por palavras-chave utilizadas em crimes, normalmente, de racismo, injúria, homofobia, apologia ao uso de drogas e crime, pornografia infantil, entre outros”, explicou.

Leia a reportagem na íntegra em:

https://bit.ly/317ykAs (online)
https://go.aws/3hTUlsx (impresso)

Compartilhe: