NA MÍDIA - Diário de Suzano: Alto Tietê tem menos da metade das vagas de peritos criminais ocupadas


O deficit de peritos criminais no Alto Tietê foi notícia no Diário de Suzano do último sábado, 19.

De acordo com levantamento, mais da metade das vagas de peritos criminais da Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC) de Mogi das Cruzes, que atende oito das dez cidades da região, não tem um ocupante. Atualmente, só 49% dos 45 cargos estão ocupados. Arujá e Santa Isabel são atendidas pela EPC de Guarulhos. Lá, a situação é ainda pior: das 63 vagas que compõem o quadro completo de peritos, apenas 36% estão ocupadas.

Em entrevista ao jornal, o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, afirmou que a situação é preocupante. Segundo ele, o salário de perito criminal atualmente em São Paulo é o terceiro pior do país, o que desmotiva os profissionais que acabam solicitando exoneração para irem trabalhar em outros estados em busca de uma remuneração melhor. "Nosso inicial, hoje, é 50% menor do que em outros estados, como Amazonas, por exemplo. Tem que valorizar mais, para o servidor poder ficar nos cargos", disse o presidente em trecho da entrevista.

Becker ainda destacou que a medida que proíbe a realização de concurso público editada pelo governo federal está sendo usada como "desculpa" para a não contratação de novos servidores. “O que a gente pede, é que eles (Estado) abram concurso para peritos criminais e demais carreiras da Polícia Científica. O decreto de ajuda aos estados não proíbe abertura de concurso para cargos existentes, só novos", acrescentou.

Leia na íntegra acessando: https://bit.ly/35VR08A

 

Compartilhe: