NA MÍDIA - Deficit de peritos criminais no NPC de Santos é destaque no Diário do Litoral


Levantamento sobre o deficit de peritos criminais na Baixada Santista e Vale do Ribeira realizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) foi destaque no Diário do Litoral. A pesquisa aponta que, dos 145 cargos, em quatro funções, somente 118 estão ocupados.

O estudo mostra que o Núcleo de Perícias Criminalística (NPC) de Santos, que engloba ainda equipes de Guarujá, Itanhaém e Registro, possui 78 cargos previstos para perito criminal, mas somente 69 estão ocupados (déficit de 11,53%); que dos 41 cargos para fotógrafo técnico-pericial, 33 estão ocupados (déficit de 19,51%); que dos 13 cargos para oficial administrativo, há sete ocupados (déficit de 46,16%) e que dos 13 postos de trabalho para desenhista técnico-pericial, nove estão ocupados (déficit de 30,77%).

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, alerta que a média estadual é ainda maior porque há 92 peritos que solicitaram a aposentadoria e não desempenham mais as suas funções, aguardando apenas a publicação no Diário Oficial. "Sem novos concursos e com a corrida à aposentadoria provocada pelas reformas previdenciária e administrativa, a defasagem de servidores aumenta todos os dias", afirma.

Becker também ressalta que a sobrecarga de trabalho tem potencial de aumentar ainda mais a defasagem. "O estresse e a sobrecarga podem provocar diversos males que resultam em afastamentos temporários de trabalho, aumentando ainda mais o déficit de profissionais. É uma bola de neve que só aumenta se o problema não for resolvido", frisa.

Leia a reportagem na íntegra acessando:  https://bit.ly/2Rsa0TK
Versão impressa: https://bit.ly/3mnQB4A

Compartilhe: