IC promove curso para peritos que atuam em crimes ambientais


O Núcleo de Engenharia do Instituto de Criminalística de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), promoveu o curso “Classificação de estágios sucessionais de Mata Atlântica" para capacitar peritos criminais a atuarem na análise e confecção de laudos referentes a crimes ambientais, especialmente aqueles decorrentes de danos à flora.

O treinamento ensina os policiais científicos a identificar e classificar os diferentes estágios sucessionais (primário, secundário pioneiro, inicial, médio e avançado) de Mata Atlântica nos locais periciados. “O conhecimento proporcionado pelo curso permitirá aos peritos a elaboração de laudos mais complexos e que atendam de forma satisfatória o estabelecido na legislação ambiental vigente, tornando mais célere os processos relacionados a esses casos, uma vez que evitará demandas de laudos complementares referentes à classificação da vegetação afetada”, explica a perita criminal Talita Sebrian, do Núcleo de Engenharia do IC.

O treinamento, que contou com a participação do presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, é composto por um módulo teórico, que aborda a legislação ambiental, como a Lei da Mata Atlântica e a Resolução CONAMA 1/94, e um módulo prático, com saída de campo acompanhada pelos técnicos da SIMA. "Esse tipo de iniciativa é de fundamental importância para capacitar cada vez mais os peritos criminais. Nós usamos a ciência para ajudar a solucionar crimes e, portanto, precisamos estar em constante atualização", comenta Becker.

O público-alvo é composto por peritos que atuam em locais de crime ambiental. Num primeiro momento, o treinamento foi oferecido aos funcionários do IC dos núcleos de Engenharia da Capital e Grande SP, Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, além das equipes a eles subordinadas. No entanto, a intenção é ampliar o alcance do curso para os demais núcleos e equipes do Estado.
https://www.instagram.com/p/CmOtmsVLL0q/?igshid=NTU1Mzc3ZGM=

Compartilhe: