Fantástico revela trabalho de excelência da Política Técnico-Científica de MG
Reportagem exibida no Fantástico deste domingo (14/6) revelou o trabalho de excelência desenvolvido por peritos criminais da Superintendência da Política Técnico-Científica de Minas Gerais nas investigações do caso Backer, em que sete pessoas morreram e outras 22 foram hospitalizadas por contaminação por dietilenoglicol.
As vítimas começaram a ser hospitalizadas entre novembro de 2019 e janeiro deste ano. Após investigações, a Polícia Civil descobriu que o elo comum entre todas elas havia sido o consumo da cerveja Belorizontina. A partir daí, o trabalho da equipe de peritos criminais foi indispensável para esclarecer as mortes e internações, que até então eram atribuídas a uma ‘doença misteriosa’.
Identificada a substância que causou a contaminação, os policiais técnico-científicos fizeram uma série de exames e análises nos equipamentos, nas bebidas e na planta da fábrica, que fica em Belo Horizonte. Graças ao trabalho destes profissionais, foi descoberto que o furo em um dos tanques ocasionou o vazamento. E isso foi fundamental para a conclusão do inquérito que indiciou 11 pessoas, 10 das quais estão diretamente ligadas à cervejaria.
A reportagem revelou que os peritos descobriram o furo de 1,5 mm no tanque JB10 após a utilização de um corante no duto de refrigeração. Assim, eles provaram que o material vazou para dentro do tanque onde estava a bebida, informação vital para a investigação policial.
Confira a reportagem acessando o link https://globoplay.globo.com/v/8625564/