Deputado pede criação do cargo de Secretário Executivo da Polícia Técnico-Científica


O deputado Coronel Telhada (PP) solicitou ao governador João Doria a criação do cargo de Secretário Executivo para a Polícia Técnico-Científica, ao lado dos comandos das polícias Civil e Militar na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Hoje, o comando da SSP está a cargo do General João Camilo Pires de Campos, mas tanto a Polícia Civil quanto a Militar têm secretários executivos nomeados para tratar as questões inerentes de cada corporação. O delegado aposentado Youssef Abou Chahin é o responsável pelo gerenciamento da Polícia Civil e o coronel da reserva Álvaro Batista Camilo, pela Polícia Militar.  

Em seu pedido, o deputado do PP argumenta que, assim como na maioria dos estados, a Polícia Técnico-Científica, que coordena as atividades do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico-Legal (IML), está subordinada diretamente às Secretarias de Segurança Pública, fazendo a gestão do seu quadro de trabalhadores e definindo a atuação em todo estado, além de desenvolver um trabalho extremamente técnico dada a sua área de atuação.

O presidente Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, conta que o Sindicato foi informado sobre o pedido em uma reunião com o deputado e avalia que a proposta representa um reforço técnico importante à SSP. “A medida agregará conhecimento técnico à excelente gestão administrativa que vem sendo desenvolvida pelo Dr. Youssef à frente da Secretaria Executiva da Polícia Civil”, afirma Becker.

Ele explica que a Polícia Científica tem uma atuação extremamente técnica e, apesar de trabalhar em estreita cooperação com as Polícias Civil e Militar, tem suas demandas próprias e o seu próprio gestor, um superintendente que distribuiu o efetivo entre os municípios e lida com uma série de atividades técnicas.  Cabe a ele editar normas, ações conjuntas e implementar políticas de atendimento à população. Cabe ao superintendente, ainda, coordenar e supervisionar os trabalhos de pesquisa nos campos da Criminalística e da Medicina Legal, fazer estudos técnicos; prestar orientação às unidades subordinadas ao IC e IML e manter intercâmbio com entidades ligadas às áreas científicas.

CLIQUE AQUI e leia a íntegra da Indicação 340 de 2019, feita pelo Deputado Estadual Coronel Telhada.

Compartilhe: