Curso ajuda peritos criminais a identificar riscos de contaminação
O SINPCRESP promoveu, na manhã desta quarta-feira (26/06), uma palestra sobre os riscos químicos e biológicos a que os peritos criminais estão expostos no exercício da sua função. Participaram da palestra peritos de várias regiões do estado e que fazem tanto atendimento de locais de crime quanto exames laboratoriais.
O engenheiro químico Matheus Barbosa, que possui especialização em Biotecnologia pela Universidade de Harvard, ajudou os profissionais a identificar os riscos e mostrou as alternativas existentes para proteção da saúde destes profissionais.
Para Prisicila Martins, "O curso de Proteção Química e Biológica foi muito útil para a carreira pericial. Alertou sobre a correlação entre os diferentes tipos de riscos e ambientes de trabalho com os melhores equipamentos de proteção individuais a serem utilizados. O curso também possibilitou um debate entre os diversos profissionais vindos de diferentes regiões do Estado, com realidades e ambientes diferentes de trabalho. Ao final ficou a questão da realidade que vivemos hoje em relação à segurança coletiva e individual na Instituição e a necessidade da elaboração e implantação de sistemas de segurança para proteção química e biológica em todas as áreas periciais".
A ocasião permitiu aos profissionais fazer um intercâmbio de informações e representou o início de uma conscientização sobre os danos à saúde a que os peritos estão expostos.