Cerimônia de Posse de 61 Peritos Criminais
Ontem (03/05/2017) no Palácio dos Bandeirantes ocorreu a cerimônia de posse de cento e dezoito agentes para a Superintendência da Polícia Técnico Científica, sendo 61 peritos criminais e 57 médicos legistas, além de mais de 900 agentes da Políca Civil entre delegados, escrivães e investigadores.
O Governador Geraldo Alckmin em seu pronunciamento disse que "a segurança pública é absoluta prioridade hoje do mundo moderno e pra nós aqui do Governo do Estado" e por tal motivo "raspou o fundo do tacho" para poder fazer tais nomeações. Alckmin citou que a crise econômica afeta a contratação de novos agentes para o Estado, pois o empresário só paga os encargos fiscais se lhe sobrar dinheiro, pois prioriza o pagamento dos funcionários e servidores.
Entretanto, o que se vê no Estado de São Paulo é uma realidade muito distante do que foi dito, pois o déficit de servidores é enorme, beirando 40% na Políca Científica. Para justifiá-lo, o Governador declarou que a defasagem no número de policiais civis é decorrente do aumento de aposentadorias.
Mas o que se obsreva na realidade é que tal déficit é decorrente do baixo investimento nas Polícias Científicas e Civil, pois tal fato não é observado na Polícia Militar que possui seu quadro preenchido em mais de 90%.