Após anos de espera, NPC de Santos ganha nova sede


A atual adminisração da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) anunciou o local para a nova sede do Núcleo de Perícias Criminalísticas (NPC) de Santos.  A mudança é uma resposta às necessidades das demandas que a unidade apresentava, que foram denunciadas pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), e à determinação do Tribunal de Contas para que todas as unidades dSPTC tivessem imóvel adequado as suas necessidades.

Por causa da precariedade existente, análises de entorpecentes mais elaboradas tinham que ser enviadas para o Instituto de Criminalística de São Paulo. “Não havia condição para instalar equipamentos de alta performance necessários para a realização de exames mais elaborados. Por conta disso, todo material era enviado para a Capital, o que comprometia a celeridade da expedição dos laudos para a resolução de inquéritos policiais, tornando mais lento o processo criminal”, explica o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker. Já em relação às perícias em computadores, que outroram eram remetidas ao IC de São Paulo, segundo informação recente "atualmente já são realizadas por servidores na unidade de Santos".

Com a nova sede, espera-se que a realização e emissão desses laudos seja agilizada e haja uma economia de gastos, já que todo material poderá ser processado em Santos.

Atualmente o NPC de Santos se encontra em espaço cedido pela Polícia Civil, no Palácio da Polícia de Santos. O local é insuficiente para as atividades que devem ser realizadas pelo NPC de Santos, e ainda apresenta problemas de infraestrutura como umidade, falta de condições elétricas e de luminosidade adequadas, dentre outros.

O contrato de locação de um prédio localizado na Rua Dr. Bernardo Browne, 122, no bairro Estuário, foi assinado no último dia 19 de abril. “O Sindicato denuncia desde 2015 as condições precárias da unidade de Santos, que funciona de forma improvisada em pequenas salas do Palácio da Polícia. O local não era adequado para armazenar provas, reagentes químicos, realizar perícias informáticas e nem para o trabalho dos peritos”, comenta Becker.  (CLIQUE AQUI para ler a publicação no DOESP do contrato de locação)

Consultas populares
A escolha da nova sede para receber o NPC de Santos teve alguns fatores norteadores para eleição do local onde seria alocado, dentre eles um espaço que comportasse a necessidade de permitir que o NPC de Santos realizasse todas as atribuições previstas na legislação, bem como assegurasse um ambiente mais salubre aos servidores que ali se ativam e à comunidade que utilizará dos serviços ali ofertados.

O sindicato visistará o local da nova sede para conhecer a área, verificar o espaço e as condições para as atividades ali realizadas, assim como para os profissionais que ali atuarão. Ressalta-se que a mudança para o novo local só ocorrerá após o término da adequação, realizada pelo proprietário do imóvel, segundos informações obtidas.

Compartilhe: