A novela da promoção: Conselho da Polícia Civil indica servidores aposentados ou já promovidos
Depois de a DAP (Divisão de Administração de Pessoa) publicar e republicar a lista de classificação (que permanece com erros), o Egrégio Conselho da Polícia Civil publicou, no último dia 28 de novembro de 2020 (DOESP, caderno Executivo II, página 13), "a relação devidamente HOMOLOGADA pelo Colendo Colegiado - de nomes de Peritos Criminais que ascenderão na carreira". Parece uma boa notícia, certo?
E seria, não fosse os grosseiros erros apurados pelo SINPCRESP. A novela continua, vez que a publicação segue eivada de equívocos: peritos criminais já promovidos e até mesmo aposentados constam na lista de indicados para a promoção. Peritos Criminais constantes na lista de indicados para a ascessão à 1a. classe, por exempo, já foram promovidos em processo de promoção anterior e, ao constarem novamente na lista de indicados, se dá a entender que não foram efetivamente promovidos em ato anterior. Portanto, medidas urgentes são necessárias para garantir que tais colegas não sejam prejudicados e, corrigido, abra espaço para a promoção de outros merecedores.
O SINPCRESP oficiou a DAP e à SPTC para imediata recorreção da lista de classificação, permitindo a retificação da relação de indicados para promoção pelo Conselho da Polícia Civil. E clamamos pela celeridade nas mais que devidas correções, evitando prejuízos ainda maiores para a classe. Imprescindível notar que reiterados erros como esses poderiam ser evitados se o processo de promoção de servidores da SPTC fosse realizado pelo Núcleo de Recursos Humanos da própria SPTC, como já recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.