SINPCRESP estende curso de elaboração de projetos e capacita peritos criminais por todo o estado
Cerca de 30 peritos criminais participaram, nesta quinta-feira (8/9), do curso de elaboração de projetos promovido pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) na Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC) de Lins.
A perita criminal aposentada e ex-diretora de finanças do Instituto de Criminalística, dra. Izabel de Castro Rodrigues, elaborou o programa e ministrou a aula. Os temas abordados foram: elaboração de ofício motivador; elaboração de memorial descritivo; planilha balizadora; itens BEC (Bolsa eletrônica de compras) e escolha entre aquisição de serviço ou de material BEC.
O curso, que já havia sido realizado na cidade de São Paulo, ajuda o perito a elaborar o seu projeto de aquisição de serviço ou material para encaminhar ao seu superior hierárquico. Com isso, ele pode adotar uma atitude mais proativa e aumentar as chances de ter sua demanda atendida.
“Agradeço a todos os colegas pela integração na palestra, espero ter colaborado na melhoria do trabalho de todos, fiquei impactada com o comprometimento de todos, feliz em rever os amigos e muito grata ao SINPCRESP e ao presidente Eduardo Becker, que vem atuando com muito empenho e dedicação no crescimento e reconhecimento da nossa classe”, avaliou a dra. Izabel de Castro Rodrigues.
Além do curso desta quinta-feira, o sindicato já realizou outros cinco somente este ano, com temas como o uso de drones, extração de dados de celulares, segurança biológica e química dos profissionais da perícia, entre outros. Há, ainda, a previsão de mais dois para setembro e outubro, que em breve serão divulgados. Também está sendo estudada a realização de uma formação sobre gestão de recursos humanos, que vem sendo bastante solicitada pelos servidores.
“Estamos sempre atuando na melhora da capacitação dos peritos criminais, que é um pedido grande da categoria. O intuito é aprimorar a qualidade técnica, administrativa e profissional dos peritos criminais - em especial - e das demais carreiras que nos auxiliam na realização de perícias. Agradecemos ao dr. Paulo, dr. Alvaro e demais pessoas que nos proporcionaram um ambiente adequado e que atendeu plenamente à palestra e ao público que foi até a EPC de Lins”, disse o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker.
Alguns participantes comentaram sobre a importância do curso:
Danilo Mandarini, perito criminal de Jales, núcleo de São José do Rio Preto
“O curso trouxe para gente uma visão do que está acontecendo não somente em São Paulo, mas no estado e nas outras equipes. O interessante aqui é a troca de experiências e de informações entre as pessoas que já realizam esse processo no estado”.
Jose Eduardo Basaglia, perito-chefe da EPC Catanduva
“Eu achei uma iniciativa muito interessante por parte do sindicato, essa descentralização destes cursos administrativos por duas razões. Uma pela distância que, para nós do interior, facilita muito o deslocamento, tanto que o comparecimento foi em massa e lotou o auditório aqui da EPC Lins. E a segunda questão é que tratamos pontos que a gente desconhece, muitos itens e procedimentos que não nos são passados. Isto vem acrescentar, agilizar e vai beneficiar tanto nós peritos criminais quanto a população que atendemos”.
Sergio Camilo do NPC Presidente Prudente
“Eu gostei do curso pois ele nos deu uma visão geral de toda sistemática que é envolvida no processo de aquisição e, conseguindo entender melhor o processo, a gente consegue melhorar o procedimento e dinamizar as atividades”
Dr. Paulo, perito-chefe da EPC de Lins
“Esse curso descentralizado ajuda a gente aqui do interior a adquirir bastante conhecimento, melhora o trabalho da instituição, parabéns ao SINPCRESP pela iniciativa. Pela primeira vez vejo o sindicato tentando uma aproximação com os peritos do interior.
Para nós, da EPC de Lins, foi uma honra e um privilégio receber este curso. Pudemos desfrutar um pouco do conhecimento da Dr. Izabel, conversarmos de perto com o presidente do Sindicato dos Peritos, além da discutirmos e trocarmos ideias com os colegas participantes.
O perito, desde o início da vida laboral, é treinado para fazer perícia. Mas, em determinado momento da carreira, pela circunstância do destino, se vê diante da necessidade de gerir uma equipe ou núcleo e dar condições materiais razoáveis para que os outros colegas possam bem desenvolver seus trabalhos.
Neste momento, o perito exercendo os cargos de chefe de equipe ou diretor de núcleo, se vê diante de um desafio, pois nunca foi treinado a realizar processos de compras, por exemplo.
Então, este curso promovido pelo SINPCRESP é de grande utilidade para os gestores e, consequentemente, para todos os funcionários da SPTC que poderão dispor de mais e melhores equipamentos, insumos e melhor estrutura física para trabalharem. Espero que esta iniciativa seja replicada em outros lugares.
A EPC de Lins estará sempre à disposição para colaborar com ações desta natureza, que tentam promover o engrandecimento institucional”.