SINPCRESP vai ao Congresso obter apoio para aprovação da PEC 76/2019


O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Bruno Lazzari de Lima, esteve em Brasília nesta terça-feira (9/7) para cumprir uma agenda de compromissos importantes para a categoria. Ao lado de representantes de entidades do Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Amazonas e Maranhão, o presidente do SINPCRESP participou de reuniões na Associação Brasileira de Criminalística (ABC) para discutir o andamento da PEC 76, a Proposta de Emenda à Constituição que visa incluir a Polícia Científica no rol de órgãos de segurança pública e garantir a independência da perícia criminal em relação às demais forças policiais.

Durante a reunião, também foram discutidas propostas de lei que fazem referência à atividade pericial, com o intuito de garantir que a legislação contemple as necessidades e especificidades da profissão.

Após as reuniões na ABC, os presidentes das entidades representativas da perícia criminal se dirigiram ao Congresso Nacional. Lá, tiveram a oportunidade de sensibilizar os parlamentares sobre a relevância da aprovação da PEC 76/2019 para a Justiça Criminal. “Fomos recebidos pelo deputado Roberto Monteiro Pai e pudemos explicar a ele a importância desta emenda para o fortalecimento da perícia e da Justiça no Brasil”, comentou Lazzari.

Na avaliação do presidente do SINPCRESP, os congressistas estão sensibilizados pela necessidade de incluir a Polícia Científica no rol de órgãos de segurança pública e de garantir a independência da perícia criminal em relação às demais forças policiais. “Nosso trabalho continuará e estamos otimistas quanto à aprovação da PEC 76. Este reconhecimento é fundamental para assegurar a imparcialidade e a eficácia dos processos criminais, contribuindo para uma Justiça mais eficiente”, completa o presidente do SINPCRESP.

 

Compartilhe: