SINPCRESP repudia as declarações do deputado estadual Roque Barbieri


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) repudia as declarações feitas pelo deputado estadual Roque Barbiere (PTB) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na última quinta-feira (30).

Em seu pronunciamento, o deputado classificou como indevidas as manifestações de insatisfação das polícias paulistas com o anúncio de reajuste salarial de 5% feito pelo governador João Doria. “Polícia é vocação, não é salário. Quem quer bom salário tem que trabalhar na NASA”, disse o parlamentar.

Não, nobre deputado, ser policial não é apenas uma questão de vocação como o senhor disse. Requer anos de preparo, muita dedicação aos estudos e, sobretudo, altos investimentos em educação. Ser um policial técnico-científico exige altíssima especialização e contínuo aprimoramento, já que o perito criminal é único capaz de analisar os crimes sob a ótica científica, trazendo materialidade e autoria aos processos criminais de forma imparcial é irrefutável.

Roque Barbieri demonstra em suas declarações desrespeito com todos os profissionais que arriscam a vida diariamente para garantir a ordem e segurança de toda a população. Sua fala revela que, apesar de estar em seu oitavo mandato consecutivo, o parlamentar desconhece as reais condições das instituições policiais de seu estado, que sofrem com o descaso dos governantes nos últimos 24 anos.

A questão salarial é apenas um dos problemas enfrentados pelos policiais, que diariamente são expostos a situações insalubres, e contam com equipamentos obsoletos para enfrentar criminosos fortemente armados. A sobrecarga de trabalho devido à falta de profissionais, que na Polícia Técnico-Científica soma 20% do efetivo, é outra realidade enfrentada por todos os policiais do Estado e que provoca uma série de problemas psiquiátricos e psicológicos.

Não é aceitável que, o estado mais rico do Brasil pague os menores salários do país à Polícia Técnico-Científica. A polícia paulista, considerada uma das melhores da América Latina, merece respeito!

Diante das declarações do parlamentar, o SINPCRESP reafirma seu respeito pelas instituições e seu compromisso de lutar por condições dignas de trabalho para a categoria.

Compartilhe: