SINPCRESP acompanha lançamento da Frente Parlamentar em defesa da vida dos agentes de segurança pública
O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Alisson Fagner dos Santos Trindade, participaram na tarde desta terça-feira (12/11) do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Vida dos Agentes de Segurança Pública, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Coordenada pelo deputado Gurgel (PSL-RJ), a frente atuará em busca do fortalecimento e do aprimoramento de políticas públicas de valorização dos profissionais e das instituições de segurança pública. “É uma pauta muito importante, pois começa a trazer um olhar mais humano nas Casas Legislativas para nós, servidores”, avaliou Becker.
Em São Paulo, já foram criadas duas Frentes Parlamentares sobre o assunto, a ‘de Estudo e Pesquisa com Objetivo de Combater e Prevenir o Suicídio dos Profissionais de Segurança Pública’ e a ‘em Defesa dos Direitos Humanos dos Policiais Militares, Policiais Civis, Agentes Penitenciários, Guardas Civis e Demais Agentes de Segurança Pública’. “Os parlamentares em nível nacional e estadual já demonstraram preocupação com a vida dos servidores e estão trabalhando para que ela seja valorizada. Agora só falta o governador de São Paulo, que é o chefe imediato das forças policiais, mostrar que tem cuidado com os profissionais da segurança pública”, pontuou o presidente do SINPCRESP.
Demanda antiga
Além da questão da vida dos policiais, as condições de trabalho também são debatidas. O senador Major Olímpio, em 2017, quando deputado federal, já alertava para o sucateamento das polícias Técnico-Científica e Civil de São Paulo, do Distrito Federal e da Polícia Judiciária.
Ele promoveu um debate pela então Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, no qual foi apresentada a situação caótica das unidades do Instituto de Criminalística (IC) pelo Estado. O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, palestrou na ocasião.